Uma comitiva formada por prefeitos da região de Irecê, Deputados Federais e Estaduais, Secretários e Técnicos juntos ao Idealizador Projetista do Canal da Redenção, levaram o projeto ao Ministério da Integração Nacional em Brasília para apresentar ao Exmo. Sr. Ministro Helder Barbalho os estudos pré-diagnosticados de Viabilidade Técnica e Econômica elaborados pela equipe técnica da empresa COFPISNE Sustentável - Especializada em Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Recuperação Hidroambiental e Desenvolvimento Sustentáve, que apresentaram a importância do mesmo para a Bahia e para o Brasil.
Por: Maykon Mendes

Figura 1: Divulgação. Com Danilo Fronchetti-Técnico e Peodutor Rural, Maykon Mendes – Idealizador Projetista do Canal da Redenção, Ivan Oliveira – Prefeito de Itaguaçu da Bahia-BA, Haílton Mendes Dias – Prefeito de Jussara-BA, Deputado Federal Beto Salame, Helder Barbalho-Ministro da Integração Nacional-DF, Kênia Marcelino-Presidenta da CODEVASF-DF e representantes técnicos, Ezenivaldo Alves Dourado-Prefeito de Canarana-BA e assessor e Fábio Advogado representanto Aurélio Dourado-Presidente do PTC/Irecê-BA.
Na tarde do dia (22/05), a UNIPI – União dos Prefeitos do Platô de Irecê, representada pelos prefeitos Ivan Oliveira, Hailton Mendes Dias e Ezenivaldo Alves Dourado, aos quais representam as prefeituras de Itaguaçu da Bahia, Jussara e Canarana reespectivamente, juntos ao Idealizador Projetista Maykon Mendes, estiveram presentes em uma audiência com o Ministro Helder Barbalho no Ministério da Integração Nacional no DF e deram entrada no requerimento para captação de recursos financeiros para iniciar os estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação do Canal da Redenção – Eixo da Produção do Projeto São Francisco ao qual visa também, revitalização dos rios Verde e Jacaré. Neste encontro, estiveram presentes também autoridades da região de Irecê e parlamentares que apoiam a causa, tendo eles, o Deputado Federal Beto Salame, a representação do Deputado Estadual Aderbal Caldas – representado pelo Idealizador do Projeto, o Empresário e Produtor Rural – Danilo Fronchetti, o Advogado Fábio – representando o Aurélio Dourado-Presidente do PTC de Irecê, a Presidenta da CODEVASF-DF – Kênia Marcelino e técnicos da COFDEVASF, também estiveram presentes e prestigiaram a apresentação narrada pelos prefeitos e pelo Idealizador Projetista.
Foram dois requerimentos solicitados pela comitia ao Ministério da Integração Nacional, sendo eles;
1º - RECURSOS FINANCEIROS PARA ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA CONSTRUÇÃO DO CANAL DA REDENÇÃO – EIXO DA PRODUÇÃO DO PROJETO SÃO FRANCISCO DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SOLICITANDO NO PRIMEIRO MOMENTO, UMA VISITA TÉCNICA DO EXMO. SR. MINISTRO HELDER BARBALHO PARA FAZER UM SOBREVOO NA REGIÃO CONTEMPLADA E CONHECER AS ÁREAS PRODUTIVAS.
2º - APROVEITAR A VISITA TÉCNICA DO EXMO. SR. MINISTRO À REGIÃO PARA VISITAR O PROJETO BAIXIO DE IRECÊ, DESTRAVAMENTO E OPERAÇÃO IMEDIATA DA PARTE CONCLUÍDA DO PROJETO PARA OS AGRICULTORES COMEÇAREM A PRODUZIR.
Foram 20 minutos de apresentação, o suficiente para explanar todas as demandas dos dois projetos com participação dos prefeitos presentes, do técnico e produtor rural Danilo Fronchetti e do Palestrante Projetista. Em menos de 5 minutos o Ministro se convenceu da importância de anexar o estado da Bahia na Transposição do rio São Francisco, e prometeu visitar a região de Irecê no mais breve possível para conhecer o Projeto Baixio de Irecê e também visualizar do alto as terras férteis dessa região.
Durante a apresentação do Projeto Baixio de Irecê realizada pelo Projetista, o Ministro observou a demanda da comitiva, as necessidades em concluir as obras e iniciar de imediato as operações do projeto e passou a vez para a Presidenta Kênia da CODEVASF a fim de explicar a real situação do Baixio de Irecê. De acordo com o que foi expressado por Kênia, houve algumas invasões nas terras privadas do perímetro do projeto nos quais hoje, existe mais de 90 famílias abrigadas naquele local, e em virtude dessa invasão, o projeto ainda não teve condições de ser inaugurado, ficando a responsabilidade de permuta das terras com o governo do estado da Bahia.
Diante da situação, o Sr. Ministro Helder Barbalho realizou uma ligação para o presidente do Incra do estado da Bahia e perguntou quais são as pendências existentes para que a obra se inalgure de imediato, tendo como resposta, as mesmas expressadas por Kênia, e acrescentando que só o governador do estado poderia solucionar. Durante a audiência, inconvincente com a situação, o Ministro ligou para o Governador da Bahia – o Exmo. Sr. Ruy Costa, e perguntou porquê o Projeto Baixio de Irecê estava parado, sendo aquela, uma obra de grande magnitude pronta para iniciar as operações ao menos dos 42km de canal construído, e si disponibilizou de forma técnica e objetiva junto ao Ministério para qualquer ação que o governo do estado necessitase para conclusão das obras e início das operações a curto prazo. “Diante de todos, presenciei a conversa do Ministro com o Governador Ruy Costa, solicitando do mesmo, prioridade para solução imediata ao que é cabível ao governo do estado e também se dispondo do que for necessário e ao alcance do Ministério para inauguração da parte concluída e inicialização das operações de imediato do projeto Baixio de Irecê... Estou convincente de que esse projeto será destravado no mais breve possível...” Argumentou o Pesquisador Projetista Maykon Mendes.
Aproveitando essa oportunidade, o Ministro prometeu visitar o projeto Baixio de Irecê para conhecer a obra que também firmou uma visita na região, em especial nas cidades envolvidas diretamente com o projeto Canal da Redenção no qual achou necessário no primeiro momento, um sobrevool na região para visualizar do alto as terras férteis e a topografia do terreno nos perímetos do projeto.
No final da apresentação ouvida por todos, a audiência foi fotografada pelos jornalistas do Ministério e demais presentes, e a ata da reunião foi assinada pelos representantes da região presentes, nos quais estavam três prefeitos, o Parlamentar Beto Salame-Deputado Federal, o técnico e produtor rural Danilo Fronchetti, o Procurador Maykon Mendes no qual assinou pelo Deputado Estadual Aderbal Caldas, ao qual não estava presente mas ligou dispondo do total apoio e dando chancela de representatividade ao Idealizador do Projeto, e demais representantes presentes assinaram na ata.
O Ministro Helder finalizou a audiência solicitando do Idealizador Projetista a apresentação do projeto e todos os dados que já foram levantados pela equipe do Projetista, no qual também disponibilizou a CODEVASF para receber os mesmo para avaliação deixando a inteira responsabilidade do apoio e recepção para a Presidenta Kênia, na qual foi passado os contatos para troca de dados com o Projetista. Após essa avaliação feita por Ele junto a COFDEVASF, o Ministério chegará a uma conclusão de quanto será necessário liberar de recurso financeiro para iniciar os estudos de viabilidade técnica e econômica do Canal da Redenção – Eixo da Produção do Projeto São Francisco, pois, é preciso que o Ministério tenha conhecimento de alguns dados mais concretos no Pré-diagnóstico do projeto como quantidades de elevatórias necessárias, número de produtores atendidos diretamente, quantidade de poligonais plotados para ter noção da área exata para atendimento da oferta hídrica direta, cotas de altitude, planialtimetria das instalações, número de famílias atendidas diretamente, curvas de nível da região para facilitar a pré-avaliação do trageto do canal e consequentemente a magnitude dos primeiros estudos durante as primeiras etapas. Durante a apresentação, o Ministro disse que a uma semana atraz o Ministério da Integração liberou 16 milhões de reais para estudos de um projeto semelhante em outro estado.
"O projeto Canal da redenção precisa de apoio de todos os representantes políticos da região dos 20 municípios porque todos serão beneficiados de forma direta, pois, durante estes 7 anos de projeção e elaboração dos estudos, o projeto só veio ter reconhecimento mesmo agora, das prefeituras de Itaguaçu da Bahia, Canarana e Jussara, levando o mesmo até o MI, porém a região tem 20 municípios, e neste encontro tão importante e histórico para a região, apenas três prefeitos estiveram presentes".
Finalizou o Projetista MENDES, deixando um pedido a todos os demais prefeitos da região que abracem a causa assim como alguns deputados estaduais e federais já abraçaram e ajudem na conclusão do pré-diagnóstico para acelerar a viabilização dos estudos pelo Ministério, pois, todo o esforço feito até agora foi com recursos próprios da equipe projetista e sem nenhuma ajuda de custo ao menos para combustível, alimentação dos técnicos no campo, locação de equipamentos ou veículos para visitas In Loco, filmagens, fotografias ou qualquer tipo de projeção.

Figura 2: Danilo Fronchetti - Técnico e Produtor Rural, Deputado Federal Beto Salame, Maykon Mendes - Idealizador Projetista, Ivan Oliveira - Prefeito de Itaguaçu da Bahia-BA, Helder Barbalho - Ministro da Integração Nacional, Haílton Mendes Dias - Prefeito de Jussara-BA e Ezenivaldo Alves Dourado – Prefeito de Canarana-BA.

Figura 3: Técnico da CODEVASF junto a Kênia Marcellino – Presidenta da CODEVASF, Deputado Federal Beto Salame, Danilo Fronchetti - Técnico e Produtor Rural, Ezenivaldo Alves Dourado – Prefeito de Canarana-BA, Maykon Mendes – Idealizador Projetista do Canal da Redenção, Haílton Mendes Dias - Prefeito de Jussara-BA e Ivan Oliveira - Prefeito de Itaguaçu da Bahia-BA.
0 comentários:
Postar um comentário